sexta-feira, 17 de junho de 2011

Uma pausa portuguesa

*Também publicada no jornal Gazeta de Alagoas, edição de 12/07/2011, pág. A-4

Canal Central (Ria)

Foi quase ao norte, na Beira Litoral, região das Beiras. Doces, caracóis, barcos coloridos, salinas... Aveiro. A Veneza portuguesa. Não nos arrependemos nem um tico de tê-la incluído no roteiro. O hotel, Moliceiro, era de frente pro canal central, ou Ria. Sei lá porque chamam assim. Quarto maravilhoso, sugestivamente batizado por eles de Veneza. Aí a gente testemunhou aquela pausa. Hilária a parada. Inusitada. Mas aconteceu.
Pastéis Tentúgal (Café André) e
 Ovos Moles

Antes, a gente já havia caminhado pela cidade, e navegado a bordo dos moliceiros (os tais barcos coloridos), pelas rias. Também já havíamos experimentado os ovos moles e os pastéis de Tentúgal — tradicionalíssimos doces da cidade — e comido muitos caracóis, além de bacalhau com broa (nada a ver com as nossas) grelhado na brasa.


Casa na região central
É, Aveiro é uma graça. Prédios antigos, com suas fachadas de azulejos (construídos até por volta de nosso descobrimento), além de construções no estilo art noveau e neoclássico. O cheiro de água do mar a impregnar nosso olfato, embora você não o veja (não o olfato: o mar). Tudo de inebriar os sentidos. Vale a pena passear a pé, desde o centro comercial (conhecemos até uma provinciana, mas muito sortida loja de quinquilharias) e o belo Fórum (Shopping aberto), passando ao largo do canal central, até o ponto de onde partem os moliceiros para os diversos passeios pelas rias, e fazer os tours, ao som do fado de Amália Rodrigues, a bordo dos ônibus de andar superior para esse fim espalhados pelo país.
Fórum (Shopping de Aveiro), ao fundo, à direita

Entre uma foto e outra, uma parada na Barrica ou na Pastelaria Rossio: pra quem gosta dos ovos moles, é obrigatória. Eu, como não gosto de ovo com a gema mole, não gostei do ovo, tampouco do pastel. Mas sou exceção. Fazem sucesso. Almoçávamos lá pelas sete da noite. Dia claro, ainda. De entrada, caracóis fritos na manteiga, na Casa do Caracol,  bem em frente à Ria. Pense num petisco gostoso! E farto! O prato principal, agora já especialidade do O Rodel, muito bem servido para duas pessoas: churrasco delicioso (a carne derretia na boca, de macia), e o bacalhau com broa. Salivei. Memória gustativa. Detalhe: um e outro (a Casa do Caracol e O Rodel) ficam no mesmo lugar (só mudam o nome) e são do simpático João Patarra.
c
Barzinho em uma das muitas praças

Na última noite, de duas, resolvemos ir ao cinema. O idioma ajudaria e estávamos a fim de um filminho. ¨London Boulevard - Crime e Redenção¨, numa das salas do Zon Lusomundo. Enquanto assistíamos e nos divertíamos com as traduções do inglês para o português de lá, eis que, no meio, a projeção simplesmente parou. Pausa de dez minutos enquanto, supomos (!), trocavam o rolo do filme. Refeitos da surpresa, rimos até umas horas. Estávamos em Portugal. Simpático até nisso.
Canal Central (ao fundo, à direita, o Hotel Moliceiro)

3 comentários:

Anônimo disse...

Saudade grande desses dias tão especiais. A escolha das fotos foi perfeita!!Linda e charmosa Aveiro!!...

Mariana disse...

Paai, é bom lembrar que quando você tava viajando e falava o quanto tava ótima a viagem, me dava um vontadee de também ta numa viagem dessas, mas sentia uma felicidade muito grande de você ta vivendo tudo isso que deve ter sido maravilhoso! As fotos não negam, néé? hehehe :) te amo

André Falcão de Melo disse...

Vc estará, filhota... Vc estará, e tão feliz quanto eu.. bjs Te amo muito, tb!