segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

Agradecimento à Academia

Meados de dezembro próximo passado. Enorme a emoção vivida. Não que me julgue merecedor da homenagem. E talvez por isto não me tenha antes dignado a escrever sobre ela. Ou por outra: não fiz por onde dar-lhe publicidade, o que invariavelmente acontece se você se dispõe a registrá-la numa crônica, como a que ora vou alinhavando, finalmente vencida a resistência em mim construída a fazê-lo. Mas que me emocionei, gostei, alegrei-me,... é claro. Não vou mentir.

Fora convidado àquela reunião. Ali, naquele 15 de dezembro de 2009 seria promovido tradicional jantar de confraternização natalina, a entrega de algumas comendas a importantes figuras do nosso estado e, principalmente, seria dada posse aos novéis acadêmicos. Por mim induvidosamente reconhecido, e de resto por toda Alagoas, o valor daquela instituição, de seus membros e, destacadamente, de seu genial e incansável presidente, não me furtei a prestigiá-los atendendo o convite formulado. Movimento que, aliás, sempre fiz com inegáveis satisfação e regozijo.

Conferidos os cumprimentos aos valorosos escritores e seus parentes lá presentes ou por chegar, eis que dá-se início ao misto de solenidade e confraternização, como sempre em clima de entusiasmo, simpatia, acolhimento, admiração, respeito ...e festa. E é nesse encontro agradável e enriquecedor que sou surpreendido com a aclamação do nome deste neófito escriba — em verdade muito mais um escrevedor do que um escritor, atributo este último que outrossim não me atrevo a conferir-me.

Com efeito, aquela quase sexagenária instituição, digna de todos os encômios e aplausos que lhe possam tributar a sociedade alagoana, vem naquela aprazível e divertida noite por conferir-me a honraria, tão imensa e valorosa quanto imerecida e surpreendente. Confesso que mal acreditei quando ouvi soar o meu nome seguido do convite para dirigir-me à mesa a fim de receber o diploma de Acadêmico Honorário da Academia Maceioense de Letras. Era verdade, porém. Assim, obedeci ao chamamento, mas não sem olvidar de anotar ao ilustre Presidente da Casa, baixinho em seu ouvido, e em tom de afetuoso protesto, que na minha idade as emoções são muito perigosas ao coração, pois que vindo este a enfartar-se não confere ao seu dono uma segunda chance.

À briosa Academia Maceioense de Letras, pois, meu muito obrigado, agora público, por generosamente me acolher com a concessão de tão imensurável honra. Ao querido Presidente, meu mais fraterno abraço.
___________________
* Também publicada no jornal GAZETA DE ALAGOAS, de 11/02/2010, p. A4

14 comentários:

cleruli disse...

Parabéns pelo diploma(como diz nosso amigo Nairo: Oh meu grande...grandioso...Digníssimo!!!)Vc faz por merecer essas coisas te acontecerem, viu?
Que Deus faça com que vc continue sempre inspirando.

Joyce disse...

O seu ingresso na Academia Maceioense de Letras não foi algo que você esperava, mas é inegável que foi um reconhecimento muito merecido. Veja bem, não estou dizendo nenhum exagero e isso não são dizeres da boca pra fora, como bem sabe, mas a opinião de uma leitora que assim como muitos que te lêem, concordam e que nesse momento estão dizendo: Parabéns, André. Você merece!!


Beijos meu amor.

Aida disse...

Parabens Andre!!! Pelo que tenho lido por aqui um diploma bem merecido!!!
Beijos
Aida

ranulfo lira disse...

Meu amigo, quero primeiramente parabenizar ao Presidente da Academia Maceioense de Letras, pela brilhosa escolha ao auferir este diploma à voçê que um icone das letras e das palavras. Parabéns.

André Falcão de Melo disse...

Oh, Claire! É um prazer muito grde saber q vc quase diariamente visita meu blog (como vc me disse). Ainda que principalmente para ver se postei o texto q vc me mandou (kkkkk).
Muito obrigado pelo comentário!
Bjao!

André Falcão de Melo disse...

Aida,
Vc me proporciona duas grandes alegrias: a primeira por termos reativado essa antiga amizade (embora não necessariamente íntima, como vc me recordou no orkut); a segunda quando me prestigia com suas visitas ao blog e, mais ainda, com seus muito bem-vindos comentários.
Muito obrigado!
Bjao!

André Falcão de Melo disse...

Ranulfão,
Vc é daqueles amigos que, de tão amigos, têm a quase obrigação de prestigiar o q o outro faz. Assim, seja por "obrigação", seja por amizade, seja por gentileza, seja pelo que for é muito bom saber de sua visita e, principalmente, por vc se ter dado ao trabalho de fazer o comentário a que respondo.
Bjo no coração!

André Falcão de Melo disse...

Vc é tão especial, Joyce, q não consigo olhar o q vc me diz sem fazê-lo com um enorme grau de suspeição, o q, entretanto, é minorado pela sinceridade e correção com q vc costuma pautar suas atitudes. Mas é isto: seus comentários só não são mais suspeitos do que são valorosos pra mim, de quem, inclusive, sou fã incondicional (não pare de escrever!).
Enorme beijo!

Káthia disse...

Já havia percebido em você um homem de palavras.Agora vejo(leio) que é ,com homenagem ,um "cara das letras".Parabéns ! Sucesso!
Káthia Oliveira

Glam.our disse...

Chefe!!!
O que dizer?
Perto de vc fico sempre sem palavras, mas estarei sempre na fiel torcida! Parabéns ela merecida conquista!
Alynne

André Falcão de Melo disse...

rs
Alynoca,
Vc como sempre exageradamente gentil comigo. E ainda me chama de chefe, mesmo que há algum tempo, já, não estejamos trabalhando juntos.
Muito obrigado pelas visitas, comentários e, principalmente, por sua amizade.
Bjao

Frederico Pinheiro disse...

Parabéns, meu caro André! Homenagem mais que merecida!

André Falcão de Melo disse...

Kathia,
Ja estou me acostumando a saber de suas visitas, marcada por seus atenciosos comentarios... E gosto de responde-los, embora desta vez o aviso sobre o seu ultimo me passara aa epoca desapercebido, o que me obrigou a estar respondendo-o agora, pelo celular (donde releve a ausencia de acentos graficos: nao sei como po-los).
Viu soh que surpresa a relatada na cronica? Poxa, foi muito legal!
Muito obrigado pelo prestigio que voce me confere sendo leitora de meus textos. Eh, sinceramente, um prazer e uma honra.
Bjao!

André Falcão de Melo disse...

Valeu, Fred!
Muito obrigado por suas palavras, e por vc ter-se dado ao trabalho de prestigiar-me com sua visita.
Forte abraço!
E saudaçoes alvirrubras! Claro.