segunda-feira, 5 de outubro de 2009

Aí você acorda...

Crônica
Aí você acorda e vê que precisa mudar. Não uma mudança qualquer. Algo que transforme sua vida. Que transforme seu ser. Altere convicções ultrapassadas, extirpe preconceitos. Torne passado o que já deveria sê-lo. Um novo presente está bem ali, um futuro diferente acena.

Aí você acorda e vê que precisa mudar. Dar lugar à generosidade, naquele espaço reservado ao egoísmo. Adornar sua natureza com a flexibilidade do eucalipto, e não com a rigidez do carvalho. Julgar menos, viver mais.

Aí você acorda e vê que precisa mudar. Enfim enxergar o que tanto relutou em ver. Deixar que a claridade entre pela janela de sua vida. Finalmente. A luz, onde havia névoas que você teimava em não deixá-las dissipar-se.

Aí você acorda e vê que precisa mudar. Aceitar as pessoas como elas são. Identificar suas próprias fragilidades e defeitos e tentar transformá-los em fortaleza e virtude. Cobrar menos. De si e dos outros. Viver mais. Viver melhor. Deixar que a vida o leve. Mas sem perder o controle do leme. Só não remar contra.

Aí você acorda e vê que precisa mudar. Ver que a luta nem sempre pode ser vencida. Antes é às vezes até pra ser perdida, porque pode não ser justa a sua vitória. Ou porque não haverá vitória. Nem derrota. Que a luta é inglória. Que você lutou em vão. Que sequer luta havia a ser lutada. Que a luta, você mesmo a criou.

Aí você acorda e vê que precisa mudar. Como você já acordou outras vezes, mas não mudou tanto quanto devia ou precisava mudar. Ou mudou o que pôde, o que conseguiu. Fez o seu melhor. Você finalmente vê que o tempo está passando. Que a vida passa, e não volta mais.

Aí você acorda e vê que precisa mudar. Aí você enxerga que precisa, realmente, acordar. Pra ver. E renascer. Ser melhor. Ser feliz. De novo.


_______________
Também postada no sítio Talentos Prosa e Poesia
Foto "Amanhecer em Maceió", por Alvimar Rodrigues, em http://www.1000imagens.com/foto.asp?idautor=160&idfoto=44&t=&g=&p=95

5 comentários:

Anônimo disse...

" Enfim enxergar o que tanto relutou em ver. Deixar que a claridade entre pela janela de sua vida. Finalmente. A luz, onde havia névoas que você teimava em não deixá-las dissipar-se." NOSSA !! Que texto edificante !! Eu estava mesmo precisando ler algo que me acordasse nesse momento tão conturbado da minha vida !! Mais uma vez... PARABÉNS !!Sempre sábias suas palavras !!

Joyce.

renata arecippo disse...

aceitar as pessoas como elas são, identificar suas proprias fragilidades e defeitos e tentar tranforma-los em fortaleza e virtude.
um novo presente esta bem aliúm futuro diferente acena julgar menos, viver mais, viver melhor deixar que a vida o leve.
renascer,ser feliz de novo.


belissimas palavras!!!


andré não se espera a felicidade mas se procura por ela, quando penso saber de tudo ainda não aprendi nada, a natureza é a coisa mais bela na vida, amar significa se dar por inteiro, um só dia pode ser mais importante que muitos anos.
que se pode viajar alem do infinito, ouvir uma palavra de carinho faz bem a saude, é preciso sonhar pois nosso ser é livre, DEUS não proibe nada em nome do amor, o julgamento alheio não é importante, o que realmente importa é a paz interior.


renata arecippo

André Falcão de Melo disse...

Huuummm... Concordo com vc, Renatinha... Concordo, mesmo! Com cada frase, cada afirmação.
E fico muito feliz por tê-la como leitora, por ler seus comentários, por tê-la, até, como seguidora... Fico muito feliz por muito.
Muito obrigado...

Anônimo disse...

Caro André

Muito obrigado por ter usado uma foto de minha autoria para emoldurar belíssima crônica.
Parabens pelas palavras que nos leva a reflexão sobre a vida.
Um abraço

Alvimar Rodrigues
alvimar1@terra.com.br

André Falcão de Melo disse...

Eu que agradeço, Alvimar. A foto é linda e me pareceu ter "a cara" do texto.
Bom tenha gostado.
Abração!